segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma discussão que sempre começa a surgir agora que estamos mais calminhos com a proximidade das férias, mas antenados no 2o. semestre , é sobre  validade da aplicação das provas externas e qual a repercussão delas no ritmo das aulas:

Pelo que pode ser aferido nos textos a utilização do Saresp torna-se cada vez mais um norteador do currículo e do planejamento escolar.  Uma vez que ele é a ferramenta que cria uma cultura avaliativa na rede estadual paulista. Essa cultura, no entanto, auxilia a implantação de um currículo unificado e de reformulações na metodologia da avaliação em larga escala. Quando foi incrementado em 2008, o Saresp e passou a nortear a grade curricular de todas as instituições estaduais de São Paulo, começou a reduzir a defasagem dos alunos.Mas isto só acontece se  o trabalho é bem aproveitado, pois ajuda a desenvolver as habilidades num processo de construção do conhecimento do aluno.
     Ao analisarmos o currículo oficial e as matrizes do Saresp podemos perceber claramente a aproximação entre o currículo oficial, as matrizes e os materiais didáticos disponibilizados para professores através dos cadernos do professor e do aluno.Esses materiais apresentam situações de aprendizagem que visam orientar e apoiar, a partir do currículo, o trabalho docente em sala de aula.
   Por isso a necesidade de permanência das avaliações em larga escala , pois elas permitem compreender como seus resultados repercutem na escola e no trabalho pedagógico.É a partir dos resultados da escola e das turmas que os dados são analisados e orientam o trabalho escolar, definindo habilidades, competências e conteúdos a serem ensinados e ajudam definitivamente na implementação do currículo escolar de maneira integralizada.


domingo, 16 de junho de 2013

Meu grupo gostou desta situação:
Texto : Avestruz - Mário Prata
Gênero escolhido:crônica "Avestruz" de Mário Prata
Público Alvo: 6º ano (Anos Finais)
Tempo previsto:  6 aulas
Justificativa : Trabalhar o gênero textual crônica; sequência didática para desenvolver a leitura de forma competente ; progressão através de leitura e interpretação coletiva.
Conteúdos : crônica , leitura e escrita
Objetivos : Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura e produtora.
Procedimentos:sequência didática : conhecimento prévio do aluno sobre a ave e o tema tratado; levantamento de hipóteses de continuidade textual para trabalhar a coerência e competência produtora; e leitura de fruição, leitura do aluno ; estudo de vocabulário e aprofundamento do texto; relembrar o gênero crônica ;trabalho com mídias, imagens, poemas, músicas ( intertextualidade e pesquisa) ; transformação da crônica em diálogo (escrita de pequeno diálogo entre o menino e o narrador com dramatização ).
Recursos: Texto escrito ou slide; imagem da ave; gls; vídeo; poema; música, dicionário ;
Avaliação: Produção coletiva de uma crônica escolhendo uma situação inusitada do cotidiano a partir da crônica Avestruz, tendo mestre como escribo; avaliação do diálogo escrito e oralizado.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Uma nova pausa para reflexão. Hoje estávamos discutindo sobre o retorno da aplicação do SARESP e outras avaliações externas na vida escolar e tiramos algumas conclusões. Aqui vai uma delas:

A necessidade de permanência das avaliações em larga escala  permitem compreender como seus resultados repercutem na escola e no trabalho pedagógico.É a partir dos resultados da escola e das turmas que os dados são analisados e orientam o trabalho escolar, definindo habilidades, competências e conteúdos a serem ensinados e ajudam definitivamente na implementação do currículo escolar de maneira integralizada.É o ponto onde avaliamos o que erramos e redirecionamos para novos aprendizados.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Estou postando a primeira aula de situação aprendizagem que processamos no curso.

TEXTO PUBLICITÁRIO


Público - alvo - 7 a. série/ 8 o. ano
Justificativa - trabalhar o currículo do Estado
Conteúdo - introdução e características do texto publicitário
Objetivos -
                Habilidades / Competências- inferir, deduzir, persuadir, analisar, interpretar Tempo- 4 aulas.
Procedimentos- Levantamento dos conhecimentos; função da propaganda; para que serve? ;  quais eles conhecem/gostam?; por quê?; apresentação dos vários tipos de propaganda; definição e estrutura (conceituação) ;criar um propaganda escrita e também o produto para apresentação(grupo);
Recursos- projetor; revistas; pesquisas em casa; gls; material reprográfico;

Avaliação - envolvimento (participação no processo) e o produto final.

Se precisar colocar mais alguns dados como qual foi o texto de conceituação, estarei à disposição...

sábado, 8 de junho de 2013

Bom pessoal, continuo com algumas discussões que temos levantado lá naa escola sobre processos de aprendizagem. Na sexta -feira estávamos discutindo em como a correção pode, às vezes , prejudicar o aprendizado do   aluno. Então estamos criando novas estratégias para alcançar estes objetivos:

Correção exacerbada também pode  focalizar aspectos da linguagem que não foram alvo do ensino e inibir tentativas do aluno de usar os conhecimentos que possui para se expressar. Por isso incentivar o aluno  a criar seu próprio feedback e ao ajuda a preservar a sua aprendizagem  de estudante, na medida que mapeia áreas nas quais ele deve e pode aprimorar seu conhecimento. É valorizar, principalmente os acertos e progressos que o aluno consegue realizar. Este feedback deve ser feito de modo informativo. A qualidade de informação que o aluno conseguiu realizar, sem estabelecer um juízo de valor em relação ao número de acertos em uma atividade. Valorizar o que ele aprendeu e não o que ele deixou de aprender. Todo passo acertado é computado como um degrau rumo ao sucesso, rumo a sua realização pessoal no processo de aprendizagem.

O que vocês acham? Por favor , opinem!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

         Estava lendo alguns textos sobre leitura e escrita e encontrei algumas reflexões significativas sobre aprendizado:
          A aprendizagem significativa  dos conteúdos escolares ocorre no desenvolvimento das competências escrita e leitora na medida em que o aluno compreende e interpreta o mundo de maneira inteligível.
         Este desenvolvimento opera desde sua alfabetização quando ele se capacita a compreender a sua língua e outras linguagens e tende a se aprofundar na proporção em que ele vai compreendendo suas vivências e adquirindo seu repertório cultural de modo a conseguir interpretar e questionar o universo no qual está inserido .
         Para operacionalizar este aprendizado de maneira significativa é necessário que  aluno vá compreendendo cada conteúdo ensinado a cada momento, de modo a interiorizar seus conhecimentos de maneira plena. Entender, não decorar. Assimilar o conhecimento em definitivo. Desta forma construirá uma bagagem cultural expressa na sua competência escritora e leitora, criando uma consciência cidadã e capaz de discernir e discutir sobre sua própria realidade.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Revirando minhas lembranças eu vislumbrei um dos motivos de ter me tornado professora de Inglês:

Eu tive pais que me incentivaram o aprendizado de outro idioma, por isso sempre fiz Inglês junto com a escola , então quando optei por Letras Inglês/Português, depois comecei a lecionar as duas matérias concomitantemente , junto com meus trabalhos free lancer no campo editorial. Há dois anos fiz uma especialização em conversação na USP, para me manter atualizada e agora estou a prestar o concurso para ingresso nesta área. Ser professor é uma constante aprendizagem, nunca deixamos de aprender, mesmo ao ensinar as vivências dos educandos nos enaltecem a alma. O bom professor é aquele que "tem paciência e enxerga o aprendizado enquanto processo investigativo, ajudando o aluno a construir seu conhecimento. É preciso entender a língua  como fluência  e instrumento de interação social, conhecer e saber inglês, de acordo com o que tem de mais moderno em ensino aprendizagem." É onde entram as novas tecnologias, é por isso que estou aqui escrevendo...