sexta-feira, 7 de junho de 2013

         Estava lendo alguns textos sobre leitura e escrita e encontrei algumas reflexões significativas sobre aprendizado:
          A aprendizagem significativa  dos conteúdos escolares ocorre no desenvolvimento das competências escrita e leitora na medida em que o aluno compreende e interpreta o mundo de maneira inteligível.
         Este desenvolvimento opera desde sua alfabetização quando ele se capacita a compreender a sua língua e outras linguagens e tende a se aprofundar na proporção em que ele vai compreendendo suas vivências e adquirindo seu repertório cultural de modo a conseguir interpretar e questionar o universo no qual está inserido .
         Para operacionalizar este aprendizado de maneira significativa é necessário que  aluno vá compreendendo cada conteúdo ensinado a cada momento, de modo a interiorizar seus conhecimentos de maneira plena. Entender, não decorar. Assimilar o conhecimento em definitivo. Desta forma construirá uma bagagem cultural expressa na sua competência escritora e leitora, criando uma consciência cidadã e capaz de discernir e discutir sobre sua própria realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário