Estava lendo alguns textos sobre leitura e escrita e encontrei algumas reflexões significativas sobre aprendizado:
A aprendizagem significativa dos conteúdos escolares ocorre no
desenvolvimento das competências escrita e leitora na medida em que o aluno
compreende e interpreta o mundo de maneira inteligível.
Este desenvolvimento opera desde sua alfabetização
quando ele se capacita a compreender a sua língua e outras linguagens e tende a
se aprofundar na proporção em que ele vai compreendendo suas vivências e
adquirindo seu repertório cultural de modo a conseguir interpretar e questionar
o universo no qual está inserido .
Para operacionalizar este aprendizado de maneira
significativa é necessário que aluno vá compreendendo cada conteúdo ensinado
a cada momento, de modo a interiorizar seus conhecimentos de maneira plena.
Entender, não decorar. Assimilar o conhecimento em definitivo. Desta forma
construirá uma bagagem cultural expressa na sua competência escritora e
leitora, criando uma consciência cidadã e capaz de discernir e discutir sobre
sua própria realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário