segunda-feira, 24 de junho de 2013

Uma discussão que sempre começa a surgir agora que estamos mais calminhos com a proximidade das férias, mas antenados no 2o. semestre , é sobre  validade da aplicação das provas externas e qual a repercussão delas no ritmo das aulas:

Pelo que pode ser aferido nos textos a utilização do Saresp torna-se cada vez mais um norteador do currículo e do planejamento escolar.  Uma vez que ele é a ferramenta que cria uma cultura avaliativa na rede estadual paulista. Essa cultura, no entanto, auxilia a implantação de um currículo unificado e de reformulações na metodologia da avaliação em larga escala. Quando foi incrementado em 2008, o Saresp e passou a nortear a grade curricular de todas as instituições estaduais de São Paulo, começou a reduzir a defasagem dos alunos.Mas isto só acontece se  o trabalho é bem aproveitado, pois ajuda a desenvolver as habilidades num processo de construção do conhecimento do aluno.
     Ao analisarmos o currículo oficial e as matrizes do Saresp podemos perceber claramente a aproximação entre o currículo oficial, as matrizes e os materiais didáticos disponibilizados para professores através dos cadernos do professor e do aluno.Esses materiais apresentam situações de aprendizagem que visam orientar e apoiar, a partir do currículo, o trabalho docente em sala de aula.
   Por isso a necesidade de permanência das avaliações em larga escala , pois elas permitem compreender como seus resultados repercutem na escola e no trabalho pedagógico.É a partir dos resultados da escola e das turmas que os dados são analisados e orientam o trabalho escolar, definindo habilidades, competências e conteúdos a serem ensinados e ajudam definitivamente na implementação do currículo escolar de maneira integralizada.


domingo, 16 de junho de 2013

Meu grupo gostou desta situação:
Texto : Avestruz - Mário Prata
Gênero escolhido:crônica "Avestruz" de Mário Prata
Público Alvo: 6º ano (Anos Finais)
Tempo previsto:  6 aulas
Justificativa : Trabalhar o gênero textual crônica; sequência didática para desenvolver a leitura de forma competente ; progressão através de leitura e interpretação coletiva.
Conteúdos : crônica , leitura e escrita
Objetivos : Competências e habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura e produtora.
Procedimentos:sequência didática : conhecimento prévio do aluno sobre a ave e o tema tratado; levantamento de hipóteses de continuidade textual para trabalhar a coerência e competência produtora; e leitura de fruição, leitura do aluno ; estudo de vocabulário e aprofundamento do texto; relembrar o gênero crônica ;trabalho com mídias, imagens, poemas, músicas ( intertextualidade e pesquisa) ; transformação da crônica em diálogo (escrita de pequeno diálogo entre o menino e o narrador com dramatização ).
Recursos: Texto escrito ou slide; imagem da ave; gls; vídeo; poema; música, dicionário ;
Avaliação: Produção coletiva de uma crônica escolhendo uma situação inusitada do cotidiano a partir da crônica Avestruz, tendo mestre como escribo; avaliação do diálogo escrito e oralizado.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Uma nova pausa para reflexão. Hoje estávamos discutindo sobre o retorno da aplicação do SARESP e outras avaliações externas na vida escolar e tiramos algumas conclusões. Aqui vai uma delas:

A necessidade de permanência das avaliações em larga escala  permitem compreender como seus resultados repercutem na escola e no trabalho pedagógico.É a partir dos resultados da escola e das turmas que os dados são analisados e orientam o trabalho escolar, definindo habilidades, competências e conteúdos a serem ensinados e ajudam definitivamente na implementação do currículo escolar de maneira integralizada.É o ponto onde avaliamos o que erramos e redirecionamos para novos aprendizados.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Estou postando a primeira aula de situação aprendizagem que processamos no curso.

TEXTO PUBLICITÁRIO


Público - alvo - 7 a. série/ 8 o. ano
Justificativa - trabalhar o currículo do Estado
Conteúdo - introdução e características do texto publicitário
Objetivos -
                Habilidades / Competências- inferir, deduzir, persuadir, analisar, interpretar Tempo- 4 aulas.
Procedimentos- Levantamento dos conhecimentos; função da propaganda; para que serve? ;  quais eles conhecem/gostam?; por quê?; apresentação dos vários tipos de propaganda; definição e estrutura (conceituação) ;criar um propaganda escrita e também o produto para apresentação(grupo);
Recursos- projetor; revistas; pesquisas em casa; gls; material reprográfico;

Avaliação - envolvimento (participação no processo) e o produto final.

Se precisar colocar mais alguns dados como qual foi o texto de conceituação, estarei à disposição...

sábado, 8 de junho de 2013

Bom pessoal, continuo com algumas discussões que temos levantado lá naa escola sobre processos de aprendizagem. Na sexta -feira estávamos discutindo em como a correção pode, às vezes , prejudicar o aprendizado do   aluno. Então estamos criando novas estratégias para alcançar estes objetivos:

Correção exacerbada também pode  focalizar aspectos da linguagem que não foram alvo do ensino e inibir tentativas do aluno de usar os conhecimentos que possui para se expressar. Por isso incentivar o aluno  a criar seu próprio feedback e ao ajuda a preservar a sua aprendizagem  de estudante, na medida que mapeia áreas nas quais ele deve e pode aprimorar seu conhecimento. É valorizar, principalmente os acertos e progressos que o aluno consegue realizar. Este feedback deve ser feito de modo informativo. A qualidade de informação que o aluno conseguiu realizar, sem estabelecer um juízo de valor em relação ao número de acertos em uma atividade. Valorizar o que ele aprendeu e não o que ele deixou de aprender. Todo passo acertado é computado como um degrau rumo ao sucesso, rumo a sua realização pessoal no processo de aprendizagem.

O que vocês acham? Por favor , opinem!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

         Estava lendo alguns textos sobre leitura e escrita e encontrei algumas reflexões significativas sobre aprendizado:
          A aprendizagem significativa  dos conteúdos escolares ocorre no desenvolvimento das competências escrita e leitora na medida em que o aluno compreende e interpreta o mundo de maneira inteligível.
         Este desenvolvimento opera desde sua alfabetização quando ele se capacita a compreender a sua língua e outras linguagens e tende a se aprofundar na proporção em que ele vai compreendendo suas vivências e adquirindo seu repertório cultural de modo a conseguir interpretar e questionar o universo no qual está inserido .
         Para operacionalizar este aprendizado de maneira significativa é necessário que  aluno vá compreendendo cada conteúdo ensinado a cada momento, de modo a interiorizar seus conhecimentos de maneira plena. Entender, não decorar. Assimilar o conhecimento em definitivo. Desta forma construirá uma bagagem cultural expressa na sua competência escritora e leitora, criando uma consciência cidadã e capaz de discernir e discutir sobre sua própria realidade.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Revirando minhas lembranças eu vislumbrei um dos motivos de ter me tornado professora de Inglês:

Eu tive pais que me incentivaram o aprendizado de outro idioma, por isso sempre fiz Inglês junto com a escola , então quando optei por Letras Inglês/Português, depois comecei a lecionar as duas matérias concomitantemente , junto com meus trabalhos free lancer no campo editorial. Há dois anos fiz uma especialização em conversação na USP, para me manter atualizada e agora estou a prestar o concurso para ingresso nesta área. Ser professor é uma constante aprendizagem, nunca deixamos de aprender, mesmo ao ensinar as vivências dos educandos nos enaltecem a alma. O bom professor é aquele que "tem paciência e enxerga o aprendizado enquanto processo investigativo, ajudando o aluno a construir seu conhecimento. É preciso entender a língua  como fluência  e instrumento de interação social, conhecer e saber inglês, de acordo com o que tem de mais moderno em ensino aprendizagem." É onde entram as novas tecnologias, é por isso que estou aqui escrevendo...

terça-feira, 4 de junho de 2013

Um ponto muito importante na leitura é o incentivo dos pais. Muitas vezes o que falta para os nossos alunos é este incentivo de quando chegar em casa, ter pais que alimentem este prazer pela leitura.

Ainda me lembro...

... quando eu era pequena, minha mãe sempre incentivou minha leitura , comprando livros para mim. E ainda tinha minha avó materna, que cuidava de mim e era bibliotecária pública. E advinha onde eu passava as minhas tardes. Então era um pouco difícil eu não gostar de ler, não é?
Com os meus filhos não foi diferente, um dos meus passeios de final de semana era ir à Livraria Cultura do shopping Villa Lobos. Eles passavam horas lá, lendo e passando o tempo contando histórias que eles mesmos inventavam.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Agora eu gostaria de começar o nosso blog, falando um pouco de como iniciei a minha carreira de professora.

 Ainda me lembro a primeira vez que tive contato com os livros... Devia ter uns cinco anos de idade e estava na casa da minha tia, que era professora do primário (acho que era assim que chamava na época), e em cima da mesa da sala de jantar tinham alguns exemplares de livros infantis, de histórias que ela contava para os seus alunos ao longo de suas aulas...
         Vislumbrei a capa de um deles - O peixinho sonhador. Sempre gostei muito de bichos e este foi o primeiro que peguei para folhear. Dentro dele um mundo novo se abriu para mim, eram várias gravuras sobre peixes, crustáceos e outros seres vivos marinhos. Apaixonei-me pelos desenhos... Fui correndo até a minha tia e pedi muito para que ela me contasse a história do livro, pois não sabia o que aquelas letrinhas significavam. À medida que ela contava, eu ia me apaixonando por aquele mundo maravilhoso embaixo do mar. Quando minha mãe veio me buscar, pedi um livro igual, queria outros livros, queria outras histórias, queria viajar de novo naquele fantástico mundo do imaginário.
         Pronto, tinha sido feita minha conexão com o mundo mágico da leitura. Desde então toda semana minha mãe me comprava um livrinho novo e me contava aquela história durante a semana. Quando aprendi a ler, ia com a minha mãe à livraria, ou quando não dava tempo, à banca de jornal e escolhia meus próprios livros... Junto veio uma nova paixão, os disquinhos da Disney, contos de fadas, eu ouvia o disco e tentava acompanhar as histórias. Ouvi tantas vezes, que no começo, mesmo sem saber ler, sabia exatamente as páginas a que elas pertenciam. 

          E minha paixão foi crescendo ao longo da minha vida, fui mudando minhas leituras, fui me tornando também cinéfila e musicóloga, tudo que podia contar uma história, de qualquer forma, me fascinava. Quando fui escolher uma profissão, já sabia o queria ser: queria ser poeta. Mas afinal, viver da poesia não era uma tarefa fácil, então fui descobrindo outra profissão que pudesse contar minhas experiências e passá-las para quem quisesse aprender. Então virei professora, e fico feliz toda vez que, de alguma forma, algum aluno aprende com minhas experiências, pois eu sempre aprendo muito com eles.

APRESENTAÇÃO

Apresentação

        Tudo começou como uma tarefa a ser cumprida, mas terminou com uma deliciosa aventura de exploração do mundo mágico da leitura e escrita virtual.
         Somos cursistas da Escola de Formação de Professores Paulo Renato Costa Souza do Governo do Estado de São Paulo e estamos em um curso de aperfeiçoamento de Português. O nosso exercício seria criar um blog como um desafio de utilização das novas tecnologias. 
       Agora este é o nosso blog e como o próprio nome diz, estamos construindo a nossa formação e daremos a seguir um pouco do relato de nossas experiências no ensino. Espero que vocês, nossos seguidores também nos ajudem nesta missão, enriquecendo nosso blog com a suas experiências, pois esta interatividade só irá fomentar ainda mais esta experiência tão prazerosa.
         Esperamos que gostem e agradecemos desde já a sua participação!