segunda-feira, 3 de junho de 2013

Agora eu gostaria de começar o nosso blog, falando um pouco de como iniciei a minha carreira de professora.

 Ainda me lembro a primeira vez que tive contato com os livros... Devia ter uns cinco anos de idade e estava na casa da minha tia, que era professora do primário (acho que era assim que chamava na época), e em cima da mesa da sala de jantar tinham alguns exemplares de livros infantis, de histórias que ela contava para os seus alunos ao longo de suas aulas...
         Vislumbrei a capa de um deles - O peixinho sonhador. Sempre gostei muito de bichos e este foi o primeiro que peguei para folhear. Dentro dele um mundo novo se abriu para mim, eram várias gravuras sobre peixes, crustáceos e outros seres vivos marinhos. Apaixonei-me pelos desenhos... Fui correndo até a minha tia e pedi muito para que ela me contasse a história do livro, pois não sabia o que aquelas letrinhas significavam. À medida que ela contava, eu ia me apaixonando por aquele mundo maravilhoso embaixo do mar. Quando minha mãe veio me buscar, pedi um livro igual, queria outros livros, queria outras histórias, queria viajar de novo naquele fantástico mundo do imaginário.
         Pronto, tinha sido feita minha conexão com o mundo mágico da leitura. Desde então toda semana minha mãe me comprava um livrinho novo e me contava aquela história durante a semana. Quando aprendi a ler, ia com a minha mãe à livraria, ou quando não dava tempo, à banca de jornal e escolhia meus próprios livros... Junto veio uma nova paixão, os disquinhos da Disney, contos de fadas, eu ouvia o disco e tentava acompanhar as histórias. Ouvi tantas vezes, que no começo, mesmo sem saber ler, sabia exatamente as páginas a que elas pertenciam. 

          E minha paixão foi crescendo ao longo da minha vida, fui mudando minhas leituras, fui me tornando também cinéfila e musicóloga, tudo que podia contar uma história, de qualquer forma, me fascinava. Quando fui escolher uma profissão, já sabia o queria ser: queria ser poeta. Mas afinal, viver da poesia não era uma tarefa fácil, então fui descobrindo outra profissão que pudesse contar minhas experiências e passá-las para quem quisesse aprender. Então virei professora, e fico feliz toda vez que, de alguma forma, algum aluno aprende com minhas experiências, pois eu sempre aprendo muito com eles.

2 comentários:

  1. Muito bom o blog.
    Gostei muito do nome, e também acredito que nós professores devemos estar sempre em "construção", com objetivo de melhoramos como profissionais e seres humanos.
    Parabéns!
    Márcia Elisa

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o nosso aprendizado se faz no dia a dia, construindo com o aluno novos conceitos no ensinar...

    ResponderExcluir