Bom pessoal, continuo com algumas discussões que temos levantado lá naa escola sobre processos de aprendizagem. Na sexta -feira estávamos discutindo em como a correção pode, às vezes , prejudicar o aprendizado do aluno. Então estamos criando novas estratégias para alcançar estes objetivos:
Correção exacerbada também pode focalizar
aspectos da linguagem que não foram alvo do ensino e inibir tentativas do aluno
de usar os conhecimentos que possui para se expressar. Por isso incentivar o
aluno a criar seu próprio feedback e ao
ajuda a preservar a sua aprendizagem de
estudante, na medida que mapeia áreas nas quais ele deve e pode aprimorar seu
conhecimento. É valorizar, principalmente os acertos e progressos que o aluno
consegue realizar. Este feedback deve ser feito de modo informativo. A
qualidade de informação que o aluno conseguiu realizar, sem estabelecer um
juízo de valor em relação ao número de acertos em uma atividade. Valorizar o
que ele aprendeu e não o que ele deixou de aprender. Todo passo acertado é
computado como um degrau rumo ao sucesso, rumo a sua realização pessoal no
processo de aprendizagem.
O que vocês acham? Por favor , opinem!
Bem interessante a reflexão de vocês, afinal a metodologia adotada nas escolas é a progressão e reforçar o acerto só irá contribuir para melhorar a autoestima dos alunos e incentivá-los a quer mais. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirEsta experiência foi muita válida com alunos da 7a. série, principalmente com aqueles que ainda não sabem escrever direito, pois levou-os a continuar expressando suas ideias sem se preocupar com o juízo que íamos fazer deles.
ResponderExcluirRealmente, Ana. Também percebo em alunos que não sabem escrever direito o receio de fazê-lo, seja porque os colegas vão "zoar" ou o professor "de cara" já diz que está errado, e é pior com os do 9º ano.
ResponderExcluirE muitas vezes estes alunos são muito indisciplinados. Isto é uma fuga para que os outros não percebam o quanto eles não sabem nada, até ler e escrever direito.
ResponderExcluir